Single Blog Title

This is a single blog caption
17
fev

APIWTXA CONCLUI V MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

Foto: Erishi Piyãko

Foto: Erishi Piyãko

De 8 a 11 de fevereiro, cerca de trinta membros da Comunidade Ashaninka do Amônea estiveram presFoto: Erishi Piyãkoentes no 5º módulo do Curso de Formação Continuada em Gestão, dentre os quais professores
indígenas, agentes de saúde e saneamento indígenas, monitores e demais lideranças. Com apoio do BNDES/Fundo Amazônia no âmbito do Projeto Alto Juruá, e ministrado por Márcio Calvão da empresa de consultoria Instituto Rever, o curso foi realizado na aldeia, e contou também com a participação dos dirigentes da Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa e da Cooperativa Agroextrativista Asheninka do Rio Amônia – Ayõpare.

Foto: Erishi Piyãko

O módulo teve como enfoque central a discussão das funções, atribuições e responsabilidades das macroestruturas da Apiwtxa – Associação, Cooperativa, e Centro Yorenka Ãtame – nos processos de geração de renda. O objetivo foi debater e planejar a organização de atividades produtivas sustentáveis.

Foto: Erishi Piyãko

Foto: Erishi Piyãko

A primeira atividade tratou da organização e preparação do Centro Yorenka Ãtame para o desenvolvimento de atividades capazes de gerar renda e permitir sua auto-sustentação.  Na aldeia, a primeira discussão deu-se em torno da organização da produção local e consumo interno de alimentos (como macaxeira, banana, pupunha, etc.). Hoje, a produção da Apiwtxa é crescente, e muito já vem sendo produzido a partir dos Sistemas Agroflorestais implantados pela própria comunidade. O propósito é reduzir o quanto possível, a relação de dependência estabelecida com o mercado externo. Sobre o assunto, a Comunidade decidiu ampliar as atividades da Cooperativa nesse sentido, a fim de que ela possa funcionar como gestora do mercado de produtos locais que passará a funcionar dentro da aldeia.

Foto: Erishi Piyãko

Foto: Erishi Piyãko

Outro ponto importante foi a discussão das primeiras diretrizes para implantação de agendas de visitação no Centro Yorenka Ãtame e na Terra Indígena como alternativa de geração de renda, durante a qual os Ashaninka da Apiwtxa desenvolveram reflexões iniciais em torno do assunto. As próximas etapas do curso de formação continuada em gestão continuarão a aprofundar o desenvolvimento e organização dos projetos da Apiwtxa.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...