Single Blog Title

This is a single blog caption
31
out

APIWTXA E SENAR ADOÇAM A SEMANA DO ALTO JURUÁ

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

O Centro Yorenka Ãtame sediou o Curso de Culinária à base de Doces para comunidades do Alto Juruá, que teve início em 26 de outubro.


A atividade, de iniciativa da Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa, foi realizada em parceria com diversas instituições. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, foram parceiros, a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF, e o SEBRAE, por meio do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Econômico – DET.

Alcançando um público de 25 pessoas, dentre moradores da Sede de Marechal Thaumaturgo, da Reserva Extrativista do Alto Juruá, e da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, o curso foi voltado à aprendizagem de receitas à base de frutas e outros alimentos da região.

compotas-02

Os ensinamentos compartilhados giraram em torno de conceitos como a valorização da produção local, o aproveitamento máximo dos alimentos, a atenção para seus aspectos nutritivos, saúde e segurança alimentar, sustentabilidade, e autonomia das comunidades.

Segundo Francisco Piyãko da Apiwtxa, a ideia central é estimular o potencial das famílias do Alto Juruá para o uso sustentável dos recursos alimentares da Amazônia, seja para o consumo de uma alimentação diversificada, nutritiva e saudável, seja para incremento da produção local e geração de renda.

Dentre as principais receitas confeccionadas pelas(os) doceiras(os) encontram-se delícias como balas, brigadeiro, compota e geleia de banana, pudim de cupuaçu, doce de abóbora com côco, doce de açaí, geleias de manga, caju, e beterraba.

compotas-03destaque

Elizelda Pinheiro do SENAR, instrutora responsável por ministrar as aulas, destacou que é importante as pessoas conhecerem todo o processo de produção de uma receita, desde a melhor forma de manusear e aproveitar uma fruta, até a embalagem, o acondicionamento, os preços e a venda dos produtos.

A atividade teve carga horária de 40 horas e certificou as(os) participantes como doceiras(os). O evento foi encerrado com uma atividade na Sede do município, onde as(os) alunas(os) puderam comercializar os doces produzidos no curso.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...