Single Blog Title

This is a single blog caption
07
abr

APIWTXA INICIA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE MANEJO DE SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS

Por: Equipe de comunicação da Apiwtxa
A Apiwtxa acaba de dar início à etapa de campo para a construção do plano de manejo de coleta de sementes florestais nativas na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia. A ideia é que a comunidade, no futuro próximo, esteja habilitada a vender as sementes da Terra Indígena para ações de reflorestamento no Estado do Acre e fora dele. O plano está sendo desenvolvido com apoio de uma consultoria especializada contratada no âmbito do Projeto Alto Juruá, com recursos do BNDES/Fundo Amazônia. O Projeto também financiou a construção de um banco de sementes para garantir um armazenamento adequado, o qual está sendo finalizado no Centro Yorenka Ãtame, no município de Marechal Thaumaturgo.
foto-1
Dentre as atividades introdutórias ao Plano, foi realizada uma reunião com a comunidade Apiwtxa para aprofundar as informações sobre a iniciativa e selecionar os membros que irão contribuir diretamente com sua construção. Os líderes da Apiwtxa fizeram um resgate histórico sobre o envolvimento da comunidade com ações de coleta de sementes. Recordaram que na década de 1990, logo após a demarcação, foi realizada uma pesquisa sobre a diversidade de espécies localizadas na terra indígena e foi iniciada a coleta de sementes com vistas à comercialização. No entanto, poucos anos depois, tiveram de paralisar as atividades devido à necessidade de regularizar a venda.
foto-2

Agora, o povo Ashaninka do Rio Amônia está desenvolvendo um plano a fim de poder comercializar as sementes dentro dos parâmetros legais, em conformidade com o Registro Nacional de Sementes e Mudas. Essa iniciativa vem ao encontro, tanto do trabalho que a Apiwtxa vem desenvolvendo há décadas com reflorestamento na região do Alto Juruá, quanto de um momento importante no cenário nacional que é a finalização da regularização ambiental de propriedades rurais, que deve gerar uma grande demanda por sementes e mudas para reflorestar as áreas das propriedades indevidamente desmatadas.

foto-3

De modo a capacitar e equipar a comunidade para coleta, armazenamento e comercialização de sementes, a Apiwtxa acaba de aprovar um projeto com o governo do Estado do Acre, que terá início no mês de abril, com duração de dois anos. Essa é mais uma ação do povo Ashaninka do Rio Amônia que visa à promoção da sustentabilidade ambiental.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...