Single Blog Title

This is a single blog caption
24
nov

Apiwtxa realiza o 4° módulo do Curso de Formação em Gestão

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa
curso-gest11

Entre os dias 14 e 16 de novembro, cerca de trinta membros da comunidade Ashaninka da Apiwtxa participaram do 4° módulo do Curso de Formação Continuada em Gestão.

Com apoio do BNDES/Fundo Amazônia no âmbito do Projeto Alto Juruá, e ministrado por Márcio Calvão da empresa de consultoria Instituto Rever, o curso foi realizado na aldeia, e contou com a participação de dirigentes da Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa e da Cooperativa Agroextrativista Asheninka do Rio Amônia – Ayõpare.

Tendo como objetivo a formação da comunidade para a elaboração de projetos, o Curso, além do tratamento de conhecimentos técnicos e teóricos sobre o tema, proporcionou a elaboração de um projeto para aplicação prática dos conteúdos abordados.

Os Ashaninka presentes aproveitaram, então, a oportunidade para discutir uma problemática concreta da Comunidade e elaborar um projeto real que será, de fato, implementado.

Debatendo os impactos da introdução dos recursos decorrentes de benefícios sociais e salários na comunidade, concluíram que os principais desafios a serem enfrentados em relação ao assunto, residem em evitar que os beneficiários tenham que se deslocar até o município de Marechal Thaumaturgo para acessar os respectivos recursos, e implementar mecanismos para que esses valores possam circular na aldeia, contribuindo para fortalecer toda a Apiwtxa.

curso-gest22

O deslocamento dos Ashaninka até a cidade para recebimento dos salários ou recursos da Seguridade Social, vem implicando na diminuição da participação e envolvimento das pessoas nas questões comunitárias, bem como da produção do artesanato, além de permitir sua exposição a doenças, vida noturna, bebidas alcoólicas e outras drogas. Vem sendo constatado, ainda, um aumento do consumo de alimentos industrializados em razão da necessidade de permanência na cidade para a conclusão das providências relativas. Outras questões apontadas pelos presentes foram a constatação de um gasto excessivo de combustível em razão da necessidade de constantes deslocamentos até o município, e a ocorrência de casos de retenção e uso indevido de cartões por comerciantes locais.

Frente ao cenário mapeado, foi levantado um conjunto de oportunidades como consequência de modificações que permitam a chegada desses recursos na aldeia, sem necessidade de deslocamento dos Ashaninka da Apiwtxa até a cidade, e a melhor circulação dos recursos dentro da aldeia.

curso-gest33

Nesse sentido, foi desenvolvido durante o Curso, um projeto de fortalecimento da economia e organização sociocultural da Apiwtxa, com objetivo de criar mecanismos que possibilitem o pagamento dos benefícios sociais e salários na comunidade, e de desenvolver o mercado e a organização sociocultural do Povo Ashaninka da Apiwtxa.

O resultado do Curso foi de grande relevância para a Comunidade Apiwtxa, que seguirá, a partir desse momento, trabalhando no sentido de viabilizar o projeto elaborado.

curso-gest44

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...