Single Blog Title

This is a single blog caption
12
set

Apiwtxa recebe Prêmio Equatorial por atuação em defesa da Floresta

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

 foto: Sebastião Salgado

foto: Sebastião Salgado

A Apiwtxa, associação Ashaninka do Rio Amônia, participará de Cerimônia em Nova York no próximo domingo (17), como vencedora do Prêmio Equatorial 2017.

Realizado a cada dois anos, o evento inspirador no campo do desenvolvimento sustentável, tem como atração central a Cerimônia que premia as 15 melhores iniciativas de soluções sustentáveis para desafios voltados à proteção e promoção de pessoas, comunidades, e do meio ambiente. A Cerimônia de Premiação, que ocorre na noite de 17 de setembro no Town Hall Theatre, no âmbito da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, consolidará um conjunto de propostas, como contribuição para a própria Assembleia.

A Apiwtxa, que terá como porta-vozes as lideranças Ashaninka Moisés Piyãko e Benki Piyãko, foi uma das cinco organizações ganhadoras na categoria Floresta e, juntamente com a também vencedora Associação Terra Indígena do Xingu – ATIX, representará o Brasil neste tema. Outras duas áreas temáticas, ‘Pastagens, campinas e montanhas’, e ‘Oceanos’, premiam igualmente cinco vencedores cada.

Para concorrer ao Prêmio, dentre diversas iniciativas sustentáveis que vem desenvolvendo de forma exitosa, a Apiwtxa candidatou-se apresentando os trabalhos de formação de jovens, trocas de conhecimentos, reflorestamento e conservação da Floresta Amazônica, na Yoreka Ãtame, um Centro de Saberes da Floresta, construído pela própria comunidade, bem como sua atuação junto a comunidades indígenas e extrativistas vizinhas, no âmbito do Projeto Alto Juruá, financiado com recursos do Fundo Amazônia.

O evento favorece, ainda, o encontro, intercâmbio e fortalecimento de uma rede composta por 208 organizações de base comunitária de 70 países agraciadas com o Prêmio. Cada entidade vencedora receberá 10.000 dólares em dinheiro para aplicação na continuidade de seus projetos. Além da Cerimônia de Premiação, o evento contará com atrações culturais, como apresentações musicais e audiovisuais, e promoverá uma série de diálogos entre as lideranças presentes, permitindo o compartilhamento de suas experiências, ideias e práticas.

 foto: Sebastião Salgado

foto: Sebastião Salgado

A Comunidade Apiwtxa está muito feliz com mais essa conquista e aproveita também para agradecer publicamente por meio desta nota, todas as pessoas e instituições parceiras que contribuíram e apoiaram concretamente a inscrição de nossa organização nessa importante premiação.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...