Single Blog Title

This is a single blog caption
25
jun

Ashaninka marca presença no Encontro de Líderes Indígenas do AC

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

Aconteceu essa semana em Rio Branco o Encontro de Líderes Indígenas, que reuniu 70 representantes de 34 Terras e as 15 Povos do Estado, e contou com a participação do governador Tião Viana na última terça 20.

Enc Lid3

O Encontro representou um importante diálogo entre lideranças indígenas e membros do governo, promovendo discussões sobre meio ambiente, turismo, educação, cultura e atividades produtivas, visando o aprofundamento e o aperfeiçoamento das políticas públicas locais.

Segundo o Governador, a reunião foi uma oportunidade para alinhar, planejar e consolidar conjuntamente a implementação das políticas públicas indigenistas do Acre, de acordo com as principais necessidades apontadas. “O governo está fazendo uma parte enorme, mas essa visão de independência e felicidade dos povos também tem que vir deles mesmo”, disse Viana.

Enc RB1

Tião Viana reafirmou que o governo quer seguir investindo recursos na área, e comprometeu-se com a realização de uma revolução na educação indígena – incluindo um concurso para professores – , um incremento no fomento à produção, com R$ 14 milhões através do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), além do lançamento de um edital para ações nesse campo.

Para Francisco Piyãko, liderança indígena que contribuiu para a organização do evento, foi um momento importantíssimo. Tratou-se de um diálogo estratégico para pensar em conjunto, a implementação de uma ação indigenista articulada no Acre. Discutimos um volume alto de recursos a serem investidos na gestão dos território indígenas. Projetamos a criação de um marco legal da política indigenista no Estado, para que avancemos em relação ao conjunto de ações que hoje estão em curso, realizadas por projetos apenas, e tenhamos continuidade, por meio de uma política pública consolidada. Tratamos também da criação de uma instância permanente no estado, para realização de diálogo com os povos indígenas. A ideia de um canal como esse, permitirá a participação direta e constante de nossas comunidades nos processos de planejamento, implementação, e avaliação das políticas públicas governamentais. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados desse Encontro. Foi um marco”.

Enc Lid2

Zezinho Kaxinawa, assessor do governo para Assuntos Indígenas, destacou que “o principal objetivo aqui é fazer esse diálogo com os povos indígenas e o governo. São lideranças, representantes políticos, professores, discutindo a melhor forma de esses investimentos chegarem dentro das aldeias”.

O Encontro de Líderes Indígenas teve duração de durante três dias, e foi realizado na sede da comissão Pró-Índio do Acre (CPI).

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...