Single Blog Title

This is a single blog caption
29
mar

Chamada Curso de Agroecologia – confira o novo edital

Monit Safs AJ3

Termo de Referência Nº. 001/2017 Contratação de Consultoria para o III Módulo do Curso de Capacitação em Agroecologia Organização contratante: Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa

1. Contexto A Associação Ashaninka do Rio Amônia – Apiwtxa firmou, em abril de 2015, contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, a fim de implementar um projeto com vistas a promover o manejo e produção agroflorestal em comunidades tradicionais e indígenas no município de Marechal Thaumaturgo/AC, de modo a constituir alternativa econômica sustentável ao desmatamento, apoiar iniciativas de monitoramento e controle do território, bem como fortalecer as organizações comunitárias locais. O Projeto tem duração de três anos e tem como beneficiários os cerca de 720 indígenas que habitam a Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, representados pela Apiwtxa, mais 600 indígenas da Terra Indígena Kaxinawá-Ashaninka do Rio Breu e 50 comunidades da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Também serão promovidos intercâmbios que visam fortalecer o diálogo com comunidades Ashaninka no Peru. Os três principais eixos do projeto são: i. o assessoramento, capacitação e implantação de sistemas agroflorestais; ii. o apoio à gestão territorial e ambiental às comunidades indígenas e tradicionais do Alto Juruá, e; iii. o desenvolvimento institucional das organizações comunitárias. Dentre as atividades do projeto estão a realização de cursos de formação na área de gestão territorial e ambiental e de gestão de projetos, a construção de bases de vigilância e de estrutura para a produção e comercialização de polpa de frutas e intercâmbios entre as comunidades Ashaninka da fronteira Brasil-Peru. Esta consultoria insere-se no componente de assessoramento, capacitação e implantação de sistemas agroflorestais, que reúne as atividades necessárias para consolidação e expansão da produção agroflorestal, com atenção às ações que elevem sua atratividade econômica. O escopo proposto complementa a instalação da agroindústria de polpa de frutas no CYÃ, conduzida com recursos de outro projeto, cuja finalidade é promover a viabilidade econômica da produção agroflorestal, beneficiando as comunidades locais. Para compartilhamento de conhecimento e formação de competências, o Projeto contempla um programa de capacitação em agroecologia. A formação em agroecologia absorve principalmente o grupo de não índios (Resex), cerca de 90 pessoas, por meio de um curso continuado (três módulos, um por ano; 10 dias para cada módulo) em sistemas agroflorestais e coleta de sementes. Os participantes serão incentivados a atuar como multiplicadores nas suas comunidades, compartilhando o conhecimento adquiridos. O curso será realizado no Centro Yorenka Ãtame e na Aldeia Apiwtxa, ambos localizados no município de Marechal Thaumaturgo/AC, que conta com estrutura para aulas, hospedagem e alimentação para os participantes no período de 17 a 26 de abril de 2017.

2. Objetivos da contratação  Realizar o terceiro módulo do Curso de Capacitação em Agroecologia do Projeto Alto Juruá.

3. Atividades a serem executadas  Elaborar plano de trabalho (listar materiais e equipamentos necessários para o curso), ementa e material orientador para a realização do curso. Devem ser contemplados na ementa do curso:  Qualidade do solo  Controle de pragas  Manejo da produção para comercialização  Poda  Técnicas de coleta  Realização do curso;  Relatoria do curso.

4. Requisitos exigidos a) Graduação em engenharia florestal ou engenharia agronômica; b) Experiência mínima comprovada de 5 anos em plantio e monitoramento de sistemas agroflorestais; c) Experiência em ministrar cursos de capacitação em SAFs para povos indígenas e populações tradicionais.

5. Descrição dos produtos 1. Elaborar plano de trabalho, ementa e material orientador para a realização do curso. Prazo: 5 dias após a assinatura do contrato 2. Realização do curso. Período: 10 dias (17 a 26 de abril de 2017) 3. Relatoria do curso. Período: 1 mês após o término do curso.

6. Candidatura Envio de currículo e proposta de trabalho para o correio eletrônico apiwtxa@apiwtxa.org.br até o dia 02/04/2017.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...