Single Blog Title

This is a single blog caption
25
jun

Fortalecidos, Ashaninka concluem Plano de Gestão em Sawawo

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

Sawawo3.2

Entre os dias 15 e 20 de maio, uma equipe de lideranças da Apiwtxa reuniu-se com os Ashaninka de Sawawo, no Peru, para acompanhar contribuir com as atividades que dão prosseguimento ao processo de fortalecimento da organização dessa Comunidade.

O período foi dedicado à realização de mais uma oficina de etnomapeamento do território de Sawawo. No evento, além dos anfitriões, estavam presentes a Comissão Pró Índio do Acre (CPI-AC), como facilitadora da oficina, a Apiwtxa, como parceira da iniciativa, e uma liderança representante do Dulce Gloria no Peru, que participou da atividade a fim de compreender como se realizam trabalhos desse tipo, para transmitir e compartilhar em sua a Comunidade Nativa.

A principal proposta do encontro era promover os ajustes necessários e validar as informações reunidas na oficina anterior para elaboração dos mapas do território. O objetivo, tranquilamente alcançado, era concluir a elaboração de todos os mapas que indicam os recursos, como caça, pesca, vegetação, e outros, presentes em Sawawo, a situação habitacional da comunidade, e as atuais ameaças à integridade e ao bem viver do grupo e do território.

Sawawo3.1

Os Ashaninka da Comunidade corrigiram informações que não estavam bem colocadas anteriormente, adicionaram informações faltantes, e validaram os mapas. Em seguida, iniciaram a discussão os trabalhos referentes a seu plano de gestão, avançando na celebração dos acordos comunitários necessários para a gestão do território. Os mapas confeccionados na primeira etapa da oficina, serviram de base, como ferramenta principal na construção do plano de gestão.

A Apiwtxa participou ativamente da ação, tendo realizado uma importante apresentação da experiência de elaboração e implementação de seu plano de gestão.

Sawawo3.3

Em breve, a Comunidade Ashaninka de Sawawo terá em mãos o documento que registra e sistematiza os acordos de seu Plano de Gestão, e todo o material que compõem o processo e o fundamental resultado do trabalho que realizaram com sucesso.

Ficou, ainda, acertada a realização de um próximo passo desse processo, que marcará o início da implementação do Plano. Em conjunto, os Ashaninka de Sawawo e da Apiwtxa, darão início mês de junho, à concretização dessa ação, por meio de uma atividade de manejo de tracajás.

Sawawo3.4

A comunidade do Sawawo vem investindo na reorganização de suas atividades produtivas, buscando alternativas para geração de renda de modo sustentável, e com plena valorização da cultura Ashaninka.

O etnomapeamento é a construção de uma carta geográfica que aponta os locais importantes da Terra Indígena, o seu uso cultural, a distribuição dos recursos naturais dentro do território, a identificação de impactos ambientais e outras informações relevantes, enfatizando a visão, os interesses, o olhar e a compreensão do Povo que ali vive.

Na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia esse trabalho teve início em 2004 e constituiu um longo processo por meio do qual as comunidades elaboraram nove mapas de diagnóstico de seu território.

Tanto o etnomapeamento, quanto o Plano de Gestão do Território, têm como princípio fundamental o protagonismo indígena, pois são feitos pelos e para os indígenas que vivem no território, segundo suas aspirações e visões de futuro, com a colaboração e o apoio de parceiros.

A comunidade Ashaninka do Sawawo é composta por cerca de 45 famílias que vivem em um território de cerca de 35 mil hectares, situados no município do Breu, Departamento de Ucayali – Província de Atalaya, no Peru. Um importante diferencial dessa comunidade, assim como da Apiwtxa, está no forte nível de preservação da língua e dos aspectos rituais do Povo Ashaninka.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...