Single Blog Title

This is a single blog caption
03
jan

Manual do Século 21 e Nokum Txai – Nossos Txai

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

Dentre os dias 01 e 07 de dezembro, a Comunidade Ashaninka da Apiwtxa recebeu um conjunto de importantes visitas para a realização de distintas atividades relacionadas ao registro de sua cultura.

Durante um final de semana os Ashaninka da Apiwtxa estiveram acompanhados pela equipe de produção do seriado Manual de Sobrevivência para o Século 21, em razão da gravação de um episódio da série que irá retratar aspectos de seu modo de vida. A equipe contou com a presença do ator e apresentador Marcos Palmeira.

marcos-palmeira

O programa busca apresentar alternativas para fomentar a formação e fortalecimento de comunidades resilientes e (auto)sustentáveis, por meio da demonstração de técnicas básicas para sobrevivência, do funcionamento de sistemas de troca, do desenvolvimento e uso de tecnologias de código aberto, de métodos de construções commateriais locais, e outras técnicas de bem viver baseadas em novas visões de mundo.

A visita à Apiwtxa ofereceu à equipe uma oportunidade de participar de algumas atividades de rotina da comunidade, e experienciar rituais do Povo Ashaninka. Foi uma concreta troca de experiências sobre alternativas para recuperação de áreas degradadas e implementação de modelos sustentáveis de organização comunitária. As lideranças da Apiwtxa avaliam de maneira positiva os propósitos e resultados da série, que é um veículo para trocar conhecimentos e dar visibilidade aos modos de vida de povos diversos.

O episódio irá ao ar em 2017 no canal Cine Brasil na Sky, e teve apoio cultural do governo do Estado do Acre.

Ainda no campo da produção audiovisual, outra visita importante marcou a semana. Produzida no Acre, a série “Nokun Txai – Nossos Txais”, trata da colonização e descolonização da cultura indígena da região do Alto Juruá, também realizou filmagens na Apiwtxa.

Gravação do episódio 'A morada de Hãkwo', dirigido por Vincent Carelli e Wewito Pyãko. O episódio faz parte da série Nokun Txai - Nossos Txais, dirigida por Sérgio de Carvalho. Foto:Talita Oliveira

Gravação do episódio ‘A morada de Hãkwo’, dirigido por Vincent Carelli e Wewito Pyãko. O episódio faz parte da série Nokun Txai – Nossos Txais, dirigida por Sérgio de Carvalho. Foto:Talita Oliveira

O episódio A Morada de Hãkwo foi dirigido pelo cineasta Ashaninka Wewito Piyãko e pelo antropólogo e indigenista idealizador do Projeto Vídeo nas Aldeias, Vincent Carelli. A série, com direção geral do cineasta acreano Sérgio de Carvalho, contará com 13 episódios de 26 minutos cada. O lançamento da série está previsto para 2017. Não perca!txai

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...