Single Blog Title

This is a single blog caption
10
jul

NOVA VIAGEM AOS SÍTIOS SAGRADOS

Por: Equipe de Comunicação Apiwtxa

Entre os dias 3 e 18 de junho, uma equipe da Apiwtxa, coordenada por Benki Piyãko, esteve no Peru para a realização de mais uma etapa de identificação e reconhecimento dos sábios e dos lugares sagrados do Povo Ashaninka.

 sit sagr4Percorrendo distintas regiões da Selva Central peruana, o grupo contou também com o apoio do Ashaninka Raul Casanto, que atuou com espécie de guia dos conhecimentos locais. Houve visita às Comunidades Nativas San Miguel/Centro Marankiari, Santa Rosa de Parankiari, San Jeronimo, Mariscal Cáceres, Pampa Michi, Bajo Marankiari e Victoria, com a participação de representantes das Comunidades Ashaninka de Sawawo e Paititi.

O transcurso pelos lugares sagrados ancestrais representou um momento de fortalecimento cultural das comunidades do Povo no Peru, que foram positivamente impactadas com a visita do grupo da Apiwtxa.

sit sagr1

Durante o percurso foram identificados mais de dez lugares sagrados do Povo Ashaninka. A maioria desses lugares hoje já não se situa mais em terras oficialmente reconhecidas aos Ashaninka e estão ameaçados por serem alvo de atividades exploratórias de recursos naturais. A viagem também serviu para a realização de importantes diálogos com diversos sábios e anciões do Povo para resgatar o conhecimento sobre esses importantes lugares.

A equipe aproveitou para reunir-se com organizações de base e regionais, como a CECONSEC (Central de Comunidades Nativas de la Selva Central), ARPAU (Organización Regional de Pueblos Ashaninkas de Ucayali) e ORAU (Organización Regional AIDESEP de Ucayali), a fim de informá-las sobre o trabalho que está sendo realizado e convidá-las a participar. Houve também articulações para a realização do II Congresso Binacional do Povo Ashaninka do Peru e Brasil, bem como reuniões de apoio à Comunidade Nativa de Saweto – que perdeu líderes assassinados em 2014 – com o Ministério do Meio Ambiente do Peru e com a Rainforest Foundation US.

Os encontros durante a viagem foram muito ricos para o compartilhamento e amadurecimento das ideias para o projeto Yorenka Tasori (Sabedoria do Criador), idealizado pela Apiwtxa. A proposta consiste na realização de um filme sobre os lugares sagrados, na construção de centros de trocas de saberes no território Ashaninka e no resgate da medicina tradicional do povo.

sit sagr6

A expedição, que já é a segunda viagem ao destino, teve apoio financeiro da organização não-governamental Gaia Foundation da Inglaterra e da House of Indians da Bélgica. A primeira incursão ocorreu em 2015, com apoio da Sociedade em Prol dos Povos Ameaçados da Alemanha, da House of Indians e da antropóloga Carolina Comandulli.

Após as atividades no Peru, um grupo de 12 Ashaninka da Selva Central acompanhou o coletivo até a Apiwtxa no Brasil, onde aconteceu a grande festa de 25 anos da demarcação do território Kampa do Rio Amônea. Essa etapa de convívio foi realizada como incremento do intercâmbio.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...