Os Ashaninka do Rio Amônia

Por volta de 800 pessoas vivem em nossa terra indígena, que está localizada no rio Amônia, município de Marechal Thaumaturgo, Estado do Acre, Brasil.

A Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, como a nossa terra é oficialmente denominada, foi demarcada e homologada em 1992 e abrange 87.205 hectares. Ela faz fronteira com o Peru, com a Reserva Extrativista do Alto Juruá e com a Terra Indígena Arara do Rio Amônia, todos localizados no município de Marechal Thaumaturgo.

A maior parte do nosso povo vive no Peru: são mais de cem mil Ashaninka, distribuídos por várias regiões, desde a Selva Central até as cabeceiras do Ucayali. Já no Brasil, por volta de 2.500 Ashaninka vivem em cinco terras indígenas demarcadas e homologadas no Estado do Acre. Nossa família etnolinguística é Aruak.

Marcos da luta do nosso povo

Luta pela nossa terra

Final do século XIX: estabelecimento
dos Ashaninka no Rio Amônia.
Década de 1980: atividades de madeireiros em nossas terras
e luta pela terra.

Demarcação do Território

Década de 1990: libertação dos patrões
e fortalecimento da autonomia
de nosso povo.
1992: demarcação de nossa terra.

Autonomia do nosso povo

1992-1995: planejamento da gestão territorial e ambiental da Terra Indígena e da organização comunitária.
Desde os anos 2000: consolidação de projetos e parcerias e projeção nacional e internacional.

Nossa história

Foi a partir dos anos 80 que começamos a nos organizar como comunidade, em busca do reconhecimento do nosso território e para defender nossos interesses e projetos. Graças ao nosso esforço e com o apoio de vários parceiros – entre eles, indigenistas, antropólogos e ONGs nacionais e internacionais – conquistamos, ao longo das décadas, diversas vitórias, contribuindo ativamente com o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade e seu entorno. Com esse objetivo, desenvolvemos estratégias para preservar e valorizar a nossa cultura, lutar pelos nossos direitos e pela proteção do meio ambiente, como a criação da Associação Apiwtxa e da Cooperativa Ayõpare, que cobrem as demandas sociais, econômicas e políticas, funcionando como braços operacionais para administrar os projetos de nossa comunidade.

Localização

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...