Articulação Transfronteiriça Brasil-Peru

  • Carolina S. Comandulli
  • Carolina S. Comandulli

Informações do Projeto

Nome Articulação Transfronteiriça Brasil-Peru
Categoria Arte e Cultura, Organização Comunitária, Proteção Territorial

Descrição do Projeto

Desde o final dos anos 90, nós Ashaninka do Rio Amônia, nos unimos a parceiros indígenas e não indígenas para lutar contra vários problemas que ocorrem na linha de fronteira entre o Brasil e Peru. Nós, povos indígenas que habitam a região transfronteiriça, somos confrontados há décadas com a exploração ilegal de madeira, a abertura de estradas, a exploração de minério, petróleo e gás nas cabeceiras dos nossos rios, como também com a presença do narcotráfico.

Para conseguirmos combater estes problemas, buscamos trabalhar em conjunto com organizações governamentais e não governamentais de ambos os países e as comunidades Ashaninka peruanas, que na maioria das vezes se encontram fragilizadas pela presença exploradora e intimadora de empresas madeireiras e do narcotráfico. Este trabalho em conjunto com as comunidades Ashaninka no Peru ajudam a fortalecer estas comunidades, mostrando-lhes alternativas de desenvolvimento que protegem o modo de vida e a essência da cultura Ashaninka. A parceria com a CPI-AC foi fundamental para mobilizar outras ongs nesta pauta de fronteira, levando as informações e sistematizando dos dados.

Desde o ano 2004 e 2005, quando vários conflitos ocorreram devido à presença das empresas madeireiras no nosso território e em toda a linha de fronteira, intensificamos o contato com várias comunidades Ashaninka da região do Ucayali, entre elas, as comunidades de Sawawo, Saweto e Shawaya, para mencionar só algumas. Foi a partir deste momento que as várias comunidades perceberam qual era o cenário futuro e começaram se mobilizar para se proteger. Já em 2005 recebemos pela primeira vez um grupo de Ashaninka dos rios Ene, Tambo e Alto Perene em nossa comunidade.

Em 2015 expandimos o contato com outras comunidades Ashaninka da Selva Central. Isto ocorreu após uma viagem em julho de 2015, quando um grupo de líderes Ashaninka da Apiwtxa visitou várias comunidades da Selva Central e vários sítios sagrados do povo Ashaninka. Durante esta viagem, após conversar com várias organizações e representantes Ashaninka peruanos, fomos chamados para apoiar a organização do Primeiro Congresso Binacional do Povo Ashaninka, que aconteceu em setembro de 2015 em Pucallpa, no Peru. Mais de 120 representantes Ashaninka de diversas comunidades peruanas participaram deste importante encontro para debater o fortalecimento das comunidades Ashaninka peruanas e brasileiras.

No momento, estamos trabalhando em um filme sobre os lugares sagrados do povo Ashaninka no Peru, e seguimos nas articulações para realização do próximo Congresso Binacional do povo Ashaninka do Brasil e Peru. Além disso, estamos apoiando diretamente as Comunidades Nativas Sawawo E Shawaya, que fazem fronteira com a nossa Terra Indígena, em parceria com a ONG Comissão Pró Índio do Acre e Rainforest Foundation Norway. Trate-se de um processo de capacitação para a gestão territorial e ambiental e fortalecimento organizacional com a finalidade de compartilharmos nossas experiências e assegurarmos a proteção de nossos territórios.

Este é um trabalho muito importante para nós, Ashaninka da Apiwtxa, que buscamos proteger, fortalecer, reconhecer e valorizar a cultura do nosso povo. Com a nossa união é que iremos garantir a continuidade de nosso povo, nosso território, nossa cultura, nossa espiritualidade e todos os valores que representam a essência da nossa vida. Muitos outros encontros e debates virão para contribuir para o fortalecimento e continuidade do nosso povo, nossa cultura e nossa sabedoria.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...