Single Blog Title

This is a single blog caption
23
fev

EVENTOS E ACONTECIMENTOS NA ALDEIA APIWTXA E NO CENTRO YORENKA ÃTAME

Por: Equipe de comunicação da Apiwtxa

O final do mês de janeiro e o início do mês de fevereiro foram marcados por intensas atividades na Aldeia Apiwtxa e no Centro Yorenka Ãtame.

No dia 25 de janeiro, desembarcou em Marechal Thaumaturgo um grupo de 17 indígenas da Terra Indígena Balaio (município de São Gabriel da Cachoeira, na região do Rio Negro – Amazonas) , de diversas etnias – dentre elas Tukano e Desano – , para participar de um intercâmbio de 10 dias de duração com os Ashaninka  da Terra Indígena Kampa do Rio Amônia. Os primeiros dias foram dedicados a conhecer o Centro Yorenka Ãtame. Em seguida, partiram para a aldeia Apiwtxa, na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, onde tiveram a oportunidade de presenciar rituais Ashaninka, conhecer as famílias da aldeia e promover debates sobre organização social, saúde, questões de gênero, entre outros. Os indígenas da TI Balaio, por sua vez, também mostraram seus rituais, cantos, artesanato e culinária tradicional para os Ashaninka do Amônia.

visita_foto02

Esta iniciativa de trocas entre os Ashaninka e os indígenas da TI Balaio teve seu início em 2013 e atualmente está contando com o apoio do PNUD. A grande motivação do Projeto é tratar do tema saúde de forma holística. Devido ao contato com a cultura não indígena surgiram vários problemas, como a desvalorização da cultura, a substituição de vários hábitos alimentares e rituais. A ideia do intercâmbio é a de resgatar e motivar, por meio do exemplo da comunidade Apiwtxa, a valorização das tradições dos povos da TI Balaio, por serem compreendidas como a base para uma vida saudável. Este projeto tem o potencial de gerar outras atividades que venham a reforçar o papel da valorização das medicinas tradicionais para a saúde dos povos indígenas.

No dia 25 de janeiro a Apiwtxa também recebeu, no Centro Yorenka Ãtame, representantes da Forest Trends e do Governo do Estado do Acre para discutir a finalização de uma publicação sobre os Ashaninka do Amônia na qual eles estabelecem seu protocolo para diálogo sobre serviços ambientais. A ideia é estabelecer critérios mínimos para aqueles interessados em tratar com os Ashaninka da Apiwtxa sobre propostas e iniciativas relacionadas aos serviços ambientais prestados pelos habitantes da terra indígena.

Finalmente, paralelamente a todos esses eventos, uma equipe de vistoria do BNDES/Fundo Amazônia veio fazer uma visita aos beneficiários do Projeto Alto Juruá. Na visita, os representantes do Fundo Amazônia reuniram-se com lideranças e comunitários da Apiwtxa, bem como com representantes da Reserva Extrativista Alto Juruá, e também visitaram o Centro Yorenka Ãtame a e a aldeia Apiwtxa. Em sua estadia, manifestaram satisfação com os resultados do Projeto até momento, e parabenizaram a equipe pelo bom andamento dos trabalhos.

visita_foto03

 

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...